GUIA DE CINCO PONTOS PARA REPORTAGEM SOBRE MIGRAÇÕES

1. FACTOS, PRECONCEITOS NÃO!

  • Ao escrever a nossa reportagem, fomos exatos, imparciais, inclusivos e baseámo-nos em factos?
  • Estaremos a agir de forma independente de narrativas resultantes de política e emoção em vez de factos?
  • Relatamos, de forma justa e transparente, o impacto que as migrações têm sobre as comunidades?

2. CONHECER A LEI

  • Requerente de asilo? Migrante económico? Refugiado? Vítima de tráfico? Compreendemos os conceitos e comunicamos às nossas audiências, quais os direitos legais, nacionais e internacionais, dos migrantes?

3. MOSTRAR HUMANIDADE

  • A humanidade é a essência do jornalismo ético. Contudo, devemos observar as nossas emoções, evitar a vitimização e a simplificação excessiva, não limitando o enquadramento da cobertura jornalística ao contexto humanitário, que não leva em conta uma visão global dos factos.

4. FALAR POR TODOS

  • Temos presentes as vozes dos migrantes? Ouvimos as comunidades por onde passam ou a quem se estão a juntar? Questione como os representantes da comunidade autoproclamada e os porta-vozes dos migrantes realmente são.

5. DESAFIAR O ÓDIO

  • Evitámos o extremismo? Tivemos tempo para avaliar se o conteúdo inflamatório sobre os migrantes ou sobre quem pretende limitar as migrações, pode conduzir ao ódio? Expressões como “multidões”, “vagas” e “ondas” deverão ser utilizadas com precaução, tal como o uso indiscriminado de palavras como “racismo” e “xenofobia”.

RELATED NEWS

Support the work of the Ethical Journalism Network

If you share our mission, please consider donating to the Ethical Journalism Network. Your financial contribution will help the EJN to support journalists around the world who are striving to uphold ethical practices in order to build public trust in good journalism.

SUPPORT US NOW